Análises
Na Metaquantion, nossos especialistas estão prontos para entender a demanda do cliente, indicando a melhor forma de coleta de amostras e o melhor ensaio a ser utilizado. O processamento e a análise das amostras biológicas seguem diretrizes MIQE (Minimum Information for the Publication of Quantitative PCR Experiments), que visam melhorar tanto a confiabilidade do desenho do ensaio quanto a transparência do relatório.
Quantificação Absoluta
Amostras com quantidade desconhecida de um DNA- ou RNA-alvo são quantificadas em função de dados de curvas-padrão, em unidades de medida especificadas. Esta abordagem é geralmente utilizada na detecção quantitativa e monitoramento de organismos em amostras complexas.
Quantificação Relativa
Amostras com quantidade desconhecida de um RNA-alvo são quantificadas e comparadas entre si, fornecendo resultados relativos. Esta abordagem é geralmente utilizada para análise de expressão gênica, inferindo-se a atividade gênica/funcional do organismo-alvo.
Tecnologia
A detecção quantitativa de ácidos nucleicos é um método poderoso para os mais diversos tipos de aplicações. Este método é uma modificação da Reação da Polimerase em Cadeia - PCR convencional, na qual fragmentos de DNA são amplificados e seus produtos são detectados em tempo real por meio da leitura de fluorescência emitida, proporcional à quantidade de moléculas. A base deste método é a adição de fluoróforos (intercalante de DNA SYBRGreen I, sondas Taqman ou outros) no mix da reação e acoplamento de um leitor de fluorescência com filtros específicos para diferentes fluoróforos. Dependendo do desenho do ensaio e do equipamento disponível, mais de um fragmento específico pode ser quantificado por vez. Os resultados podem ser obtidos em cerca de 40 minutos.